Cuidando com amor, respeito e dignidade na melhor idade.

Nossa História

Nossa história em cuidar de idosos começa quando tivemos a maravilhosa oportunidade de morar com nossa avó. Ela era uma pessoa muito ativa e independente, contudo ela veio a sofrer uma queda e infortunadamente fraturou a bacia, pois a sua casa não era adaptada. Foi um momento muito difícil, pois a sua recuperação se mostrou lenta, mas com muito esforço conjunto de toda a família ela se recuperou.

Após um período ela foi diagnosticada com um tumor no seio, que nos levou novamente a lutar ao seu lado para vencer mais essa batalha, e após longas sessões semanais de quimioterapia ela, com muita garra, novamente se recuperou para o alívio de toda a família. Ao passar por todas essas experiências aprendemos os cuidados, tais como, dedicação, responsabilidade e respeito necessários para cuidar de um idoso.

Ela nos deixou em 2010 em função de uma insuficiência respiratória decorrido de complicações cardíacas. Entretanto nossos laços de amor, a experiência e a vocação descoberta permanecem até hoje na maneira que cuidamos de nossos idosos na Ágape.

Lar de Idosos

O lar de idosos Ágape foi fundado com o apoio do sogro da autora, Alexandre, que atua há 10 anos no cuidado com idosos e sempre defendeu que uma ILPI deve oferecer acolhimento, segurança e dignidade. Seu profissionalismo tornou-se referência na região da Pampulha e em Belo Horizonte. Seguindo seus princípios, a família fundou a Ágape, terceira instituição familiar, mantendo o compromisso de cuidar com amor, atenção e transparência.

Missão

Oferecer um cuidado diferenciado, com transparência, respeito, amor e dignidade, garantindo qualidade de vida, adaptação tranquila e bem-estar ao idoso, promovendo saúde e longevidade.

Veja tudo que podemos proporcionar para você

Hospedagem Permanente

Em um ambiente acolhedor, pensado para quem precisa de apoio nas atividades do dia a dia e valoriza a boa companhia para tornar a rotina mais leve e prazerosa.

Hospedagem Temporária

Perfeito para idosos que necessitam de assistência por um período determinado, como durante fins de semana, reabilitação após cirurgias ou em fases de adaptação temporária.

Centro-dia

Recebemos o idoso para passar o dia conosco, oferecendo acompanhamento dedicado da nossa equipe, refeições completas e atividades planejadas. Ao final do dia, ele retorna para casa com segurança e bem-estar.

Nossa Equipe

A equipe da Ágape é formada por profissionais da área de cuidados, médico geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, musico terapeuta, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.

Todos dedicados a oferecer o que a Ágape tem de melhor, muito amor e respeito aos nossos residentes.

Serviços

Oferecemos serviços de acompanhamento médico, cuidadores 24h, alimentação com acompanhamento de nutricionista, atividades de lazer, atividades recreativas, musicoterapia entre outros.

Temos em nosso corpo clínico um médico geriatra que periodicamente realiza consultas em nossos residentes, realizando o diagnostico precoce de doenças garantindo maior eficiência nos tratamentos.

Responsáveis por MINISTRAR os medicamentos, higiene, TRANSITO PELA INSTITUIÇÃO e em servir as refeições de nossos residentes, nossa equipe de cuidadoras garantem o conforto e a qualidade de vida, Tratando da necessidade de cada um com o maior cuidado e respeito.

O ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL NA TERCEIRA IDADE É MUITO IMPORTANTE POIS O consumo alimentar Se reduz, como também a capacidade de mastigação, por causa da diminuição do paladar, olfato e visão que são muito comuns nesta faixa etária. Assim, o idoso passa a ter escolhas alimentares inadequadas, o que pode reduzir o valor nutritivo da alimentação, como também aumenta o risco de desnutrição.

Objetivos da NUTRICIONISTA em relação ao Idoso:
• MELHORA DE HUMOR
• REGULAÇÃO DA fUNÇÃO DIGESTIVA
• Melhorando a cicatrização de feridas
• Baixando a taxa de infecções
• Reduzindo o tempo de internação hospitalar
• Elevando a estimativa de vida
• Melhorando a qualidade de vida

“Musicoterapia é a utilização da música para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas”. (Federação Mundial de Musicoterapia – 1996)

Objetivos da Musicoterapia em relação ao Idoso:

• Resgate da memória
• Orientação temporal e espacial
• Melhora da auto-estima e humor
• Diminuição da ansiedade e agressividade
• Estimulação motora e da linguagem
• Resgate da identidade
• Socialização
• Gratificação e bem-estar

Em nossa área externa, possuímos uma horta que produz verduras de folha, tomates e ervas para preparo de chás.
nosso pomar é um ótimo local para passar a tarde em baixo da parreira de uvas ou comendo jabuticabas recém colhidas

Atualmente uma forma muito saudável do idoso se manter em contato com a família, informado e entretido é por meio da utilização de celulares, tablets e computadores. para isso dispomos de estrutura de wi-fi em toda a casa e OS instruímos na utilização dessas ferramentas.

Contato